Mobile Learning, tendência?

mobile-learning

Se ainda há quem pense que o mobile learning não é uma tendência, é bom que essas pessoas revejam seus conceitos. Como exemplo, vamos citar as mudanças socioeconomômicas ocorridas no Brasil nos últimos anos, quando boa parte das classes D e E, com renda muito baixa, migrou subitamente para as classes C e até B.

“Tá, e aí?”

E aí, cara-pálida, que há diversos estudos mostrando que as empresas estão alertas para essa mudança. Ora, se meu funcionário tem condições de ter um smartphone, porque não aproveitar essa onda tecnológica para treiná-lo a qualquer hora e em qualquer lugar? O que, afinal, você faz da meia noite às seis, hein? :)

Claro, como qualquer coisa, essa mudança de postura não começa em solo tupiniquim. Pesquisa realizada pela Intuition mostrou que, nos Estados Unidos, 75% da força de trabalho já faz uso de tecnologia mobile profissionalmente. As projeções para os próximos dois anos indicam que 37% da força de trabalho NO MUNDO será móvel!

E mais: a projeção é que, em 2015, sejam vendidos mais tablets do que computadores ao redor do globo! Nesse cenário, não é de se admirar que o mobile learning esteja ganhando força.

Porém você, que tem um programa de e-learning tradicional, deve estar se perguntando: “por onde devo começar?”

Vamos pegar um pequeno exemplo, utilizando os dados referenciais da pesquisa da Intuition: em 2013 já temos mais usuários acessando a internet por celulares do que por PCs. Isso é relevante, correto? Acrescente a isso o fato de que expressivos 33% do volume de vídeos do Youtube são vistos em smartphones! Reconhecidamente, vídeos são uma das mais eficazes alternativas para se treinar pessoas (e ainda possuem a vantagem de rodar em qualquer plataforma). Por isso, produzir conteúdos em vídeo pode ser um bom começo para seu programa de mobile learning.

Gostou? Veja o site com a pesquisa e o infográfico em:
http://www.intuition.com/technology-centre/the-rise-of-enterprise-mobile-learning-infographic/

Por Marcone Hilton

Conteúdo relacionado: