Andragogia

andragogia

Andragogia. É para comer ou passar no cabelo?
Calma que a gente explica! Andragogia é a educação voltada para adultos, assim como a pedagogia é para crianças.

E você sabia que esse termo tem origem grega? Sendo derivado de duas palavras: “andrós”, que significa homem; e “gogia”, que significa liderar, guiar. Em um sentido mais amplo, A andragogia conduz o ensinamento a adultos.

Foi desenvolvida uma metodologia de ensino específica para o adulto, pois este não aprende da mesma maneira como é ensinado às crianças. Segundo Andréa Schoch, Mestre em Educação, isso acontece porque “Na educação de adultos, a experiência do aluno conta tanto quanto os saberes do professor. A criança aprende para descortinar a vida, já o adulto aprende aquilo que pode ajudá-lo a enfrentar os desafios e situações reais da vida. A criança é dirigida. O adulto precisa se autodirigir.”

Para comprovar como adultos aprendem de maneira diferente, Kelvin Miller (Cavalcanti, 1999) realizou uma pesquisa e comprovou que os adultos retêm apenas 10% do que escutam após 72 horas, sendo que as informações mais lembradas são aquelas que foram absorvidas nos primeiros 15 minutos.

Isso pode acontecer porque cada adulto já tem uma bagagem cheia de experiências que proporcionaram a ele criar uma própria visão de mundo, pré-conceitos, medos, expectativas. E quando ele se depara com uma carga de aprendizagem ele as julga de acordo com o que viveu e aprendeu. Porém não podemos encarar as experiências dele como um empecilho e sim como um desafio.

É por essas e outras que hoje em dia a educação à distância com foco no ensino para adultos utiliza o modelo andragógico para obter melhores resultados.

E lembre-se que é por meio do aprendizado que pessoas e empresas evoluem, se renovam e conseguem se destacar.

“A andragogia se ocupa de conhecer as pessoas e, ao invés de fornecer-lhes soluções, construir juntos novos caminhos.”
Roberto Adami Tranjan

Por Jessica Baldijão

Conteúdo relacionado: